Curiosidades

Curiosidades sobre os anfíbios

O que são anfíbios?

A palavra “anfíbio” deve sua origem a uma palavra grega que significa “vida dupla”. Os anfíbios geralmente passam a primeira parte da vida na água e a última parte na terra.

Como os anfíbios são classificados?

Alguns membros desta classe animal são sapos , sapos, salamandras, novatos e cecílias. 
Anfíbios são quatro pés e têm um esqueleto ósseo com uma espinha dorsal e são classificados em vertebrados. 
Eles são tetrápodes (4 membros) que facilitam o deslocamento em terra – esses membros evoluíram a partir das barbatanas peitorais e pélvicas. 
A pele é fina, macia, glandular e carece de escamas, exceto nas cecílias; os cecilares têm pele com escamas semelhantes às dos peixes. 
Os anfíbios são ectotérmicos, o que significa que são incapazes de controlar ou gerar calor corporal e dependem de fontes externas para moderar a temperatura corporal. 
Respiram geralmente com guelras no estágio larval, substituídas por pulmões no adulto; e respiração cutânea (pele) em muitos.
Eles têm um coração de três câmaras com dois átrios e um ventrículo, um sistema nervoso capaz de perceber a dor e um sistema digestivo e excretor bem desenvolvido.

Por que os anfíbios têm pele fina e úmida?

A maioria dos anfíbios fica ou cresce perto da água. Esta é a razão pela qual sua pele é úmida e permeável. Sua pele permite a respiração cutânea e o oxigênio que eles recebem dessa maneira permite que ela viaje diretamente para a corrente sanguínea. Este método de respiração é especialmente útil quando o anfíbio tem que ficar em tocas durante condições desfavoráveis ​​ou hibernação, geralmente durante situações de baixa água ou mudanças sazonais.

Qual é a diferença entre ovos de anfíbios e outros vertebrados que põem ovos?

Os ovos de anfíbios são tipicamente colocados em água e eclodem em larvas de vida livre que completam seu desenvolvimento em água e depois se transformam em adultos aquáticos ou terrestres (metamorfose). Em muitas espécies de rã e na maioria das salamandras sem pulmões (Plethodontidae), ocorre o desenvolvimento direto, as larvas crescendo dentro dos ovos e emergindo como adultos em miniatura.

7 fatos interessantes sobre anfíbios

  1. Os anfíbios são um elo crucial na cadeia evolutiva entre os peixes que habitam a água e os vertebrados que habitam a terra. Eles também têm um pulmão primitivo comparado a outros vertebrados, ligando-os à evolução dos vertebrados iniciais.
  2. Os primeiros anfíbios apareceram na Terra há mais de 370 milhões de anos, durante o período Devoniano.
  3. A salamandra gigante chinesa é o maior anfíbio conhecido, atingindo 180 cms.
  4. O menor anfíbio é um sapo conhecido como Paedophryne amauensis medindo 7,7 mm.
  5. Existem mais de 6.000 espécies de anfíbios conhecidos atualmente.
  6. O ramo da ciência que estuda répteis e anfíbios é conhecido como Herpetologia.
  7. Os anfíbios são uma das espécies mais afetadas devido à poluição da água e do ar e ao aquecimento global por causa de sua pele permeável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

If You Enjoyed This Post
Join My Newsletter
Subscribe
Give it a try, you can unsubscribe anytime.
Close
Close